O Regulamento de Execução (EU) nº 2015/2066, de 17 de Novembro estabelece que os técnicos que efetuem a instalação, a assistência técnica, a manutenção, a reparação, a desativação e a recuperação de gases fluorados em comutadores elétricos, têm que ser certificados.
O IEP – Instituto Electrotécnico Português foi designado pela Agência Portuguesa do Ambiente como Organismo de Avaliação e Certificação de técnicos para intervenções em comutadores elétricos que contêm gases fluorados com efeito de estufa.
A Certificação de Técnicos permite:
- O aumento da qualidade dos serviços prestados pelos Técnicos;
- A redução do número de falhas e consequente aumento da taxa de sucesso;
- A redução do número de reclamações;
- O reconhecimento internacional de competências;
- E a Uniformização de métodos e processos de trabalho.
Este sistema de certificação de pessoas adota os requisitos especificados na Norma NP EN ISO 17024 e apresenta três fases distintas:
Qualificação
– Instrução do Processo
– Exame teórico
– Exame Prático
– Emissão do Certificado
Acompanhamento
Após 4 anos da obtenção da certificação, o Técnico Certificado será sujeito a um acompanhamento por parte do OCPIEP para avaliação da manutenção da competência técnica, através da análise dos registos relativos às actividades desenvolvidas desde a data de emissão do certificado até à data do acompanhamento.
Renovação da Certificação
Cada 7 anos após a data da certificação, o certificado poderá ser renovado pelo OCPIEP por um novo período de 7 anos.
A renovação consiste:
– na avaliação da manutenção da competência técnica, através da análise dos registos relativos às atividades desenvolvidas desde a data do último acompanhamento;
– na avaliação profissional do técnico.